Um amigo preocupado informa-me de que não poderei utilizar o veleiro que me proponho construir em condições das que o vídeo do primeiro post apresenta.
Eu agradeço o aviso e mais informo que aquele vídeo se refere a uma regata chamada BT Global Challenge, segundo algumas opiniões, a mais dura regata do mundo já que faz uma “volta ao mundo” “ao contrário”, isto é, contrariando ventos e correntes marítimas dominantes.
Os veleiros utilizados naquela regata são todos iguais e têm, basicamente, as seguintes características:
- Comprimento: 22m
- Deslocamento (meia carga): 40 toneladas
- Balastro: 12.5 toneladas
- Depósito de água potável: 1,775 litros
- Depósito de combustível: 2,150 litros
- Casco: aço
- Deck: aço inoxidável
Para quem não se inteirou das características do meu futuro barquinho só uma comparação:
- Deslocamento: 1,2 toneladas
Isto é, todo o meu barquinho pesa menos do que o depósito de água potável de um daqueles que se podem ver no vídeo e que custam a módica quantia de 1.200.000 dólares.
Ok?!?!
Eu agradeço o aviso e mais informo que aquele vídeo se refere a uma regata chamada BT Global Challenge, segundo algumas opiniões, a mais dura regata do mundo já que faz uma “volta ao mundo” “ao contrário”, isto é, contrariando ventos e correntes marítimas dominantes.
Os veleiros utilizados naquela regata são todos iguais e têm, basicamente, as seguintes características:
- Comprimento: 22m
- Deslocamento (meia carga): 40 toneladas
- Balastro: 12.5 toneladas
- Depósito de água potável: 1,775 litros
- Depósito de combustível: 2,150 litros
- Casco: aço
- Deck: aço inoxidável
Para quem não se inteirou das características do meu futuro barquinho só uma comparação:
- Deslocamento: 1,2 toneladas
Isto é, todo o meu barquinho pesa menos do que o depósito de água potável de um daqueles que se podem ver no vídeo e que custam a módica quantia de 1.200.000 dólares.
Ok?!?!
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