quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Aviso à navegação

Um amigo preocupado informa-me de que não poderei utilizar o veleiro que me proponho construir em condições das que o vídeo do primeiro post apresenta.

Eu agradeço o aviso e mais informo que aquele vídeo se refere a uma regata chamada
BT Global Challenge, segundo algumas opiniões, a mais dura regata do mundo já que faz uma “volta ao mundo” “ao contrário”, isto é, contrariando ventos e correntes marítimas dominantes.

Os veleiros utilizados naquela regata são todos iguais e têm, basicamente, as seguintes características:

- Comprimento: 22m
- Deslocamento (meia carga): 40 toneladas
- Balastro: 12.5 toneladas
- Depósito de água potável: 1,775 litros
- Depósito de combustível: 2,150 litros
- Casco: aço
- Deck: aço inoxidável

Para quem não se inteirou das características do meu futuro barquinho só uma comparação:

- Deslocamento: 1,2 toneladas

Isto é, todo o meu barquinho pesa menos do que o depósito de água potável de um daqueles que se podem ver no vídeo e que custam a módica quantia de 1.200.000 dólares.

Ok?!?!

Sem comentários: