quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Saber mais





Quem não sabe nada só pode vir a saber mais; é um facto feliz.

Eu sou um dos que sabe muito pouco sobre construção em madeira e absolutamente nada sobre construção naval em madeira. Por isso procurei informação sobre o assunto.

“Como construir seu barco”, de Pierre Guttelle e editado pela Hemus (Brasil) é um livrinho com 173 páginas que introduz qualquer um nos meandros deste tipo de construção.

Não creio que alguém seja capaz de construir uma embarcação em madeira seguindo apenas este livro, mas fica-se alerta para muitas questões que, inevitavelmente, surgirão ao longo do trabalho. Sobretudo, fica-se a saber o que precisamos de saber melhor.

Coisas como: utensílios, materiais (madeiras, colas), traçados, molde e pintura são razoavelmente bem tratados neste livro. Foi o primeiro que comprei.

Como a ignorância era absoluta e este livro não me satisfez, encomendei um outro (estou ansioso que chegue) na Amazon que me parece bem mais completo.

É
este:





Na NET é possível encontrar diversos sites com informação mais ou menos completa sobre o assunto, nomeadamente fóruns de discussão. O Google responde afirmativamente a buscas como “construir um veleiro”, “sailboat build”, etc.


Sem comentários: