sábado, 15 de setembro de 2007

Mãos à obra II

Os materiais apresentados no projecto tiveram também que sofrer redução de 1/5 (mais ou menos).

O contraplacado que estou a utilizar é de 4mm, os barrotes (de pinho) de reforço das estruturas transversais são de 10mm x 10mm e o barrote de suporte da quilha é de 10mm x 20mm.

Estou a utilizar cola epoxy Araldit Stantard da Ceys (7.50€ no MaxMat, 4.50€ no Jumbo!!!). É cola de dois componentes de forte ligação e com capacidade de enchimento (o que dá muito jeito quando a serra não faz o que lhe mando).

Embora a cola seja muito boa, estou a reforçar a ligação barrotes/contraplacado com pregos de aço de 9mm (piquininos).

A ligação destas estruturas à quilha é reforçada com parafusos.
Os barrotes de apoio do deck, curvos, foram feitos com duas peças de pinho de 5mm x 20mm coladas sobrepostas. A baixa espessura (5 mm) facilita a curvatura. São coladas curvadas como é claro.

Estamos assim:








E faltam 3.

7 comentários:

Anónimo disse...

Beijo

David Fernandes disse...

é? outro pra "ti".

Anónimo disse...

sorrindo
novos beijos

Mad disse...

Olááá! Adorei descobrir o teu blog. Acontece que eu e o meu namorado Diogo também queremos construir um barco de madeira e estamos agora nos primórdios da coisa. Quero dizer, antes dos primórdios: ainda só decidimos construí-lo. Como provavelmente voltaremos a Portugal nos próximos meses (vivemos no Brasil), não sei se o vamos fazer aqui ou aí. De qualquer modo, tenho a certeza que a troca de informações nos vai ser útil aos três. Para já, uma informação sobre um livro que não sei se descobriste: compra o Manual de Construção do Navio de Madeira (ou parecido) do Jorge Nasseh, considerado a bíblia da construção amadora. Pesquisa o site da revista Náutica (brasileira), onde há sempre boas sugestões para construtores entusiastas.

E boa sorte! Havemos com certeza de voltar a falar. Se me quiseres fazer uma visita, o meu blog é o www.juro-que-tenho-mais-que-fazer.blogspot.com (não tem nada a ver com barcos, pelo menos para já).

Mad disse...

Fui confirmar: Manual de Construção de Barcos, de Jorge Nasseh.

Mad disse...

Estás no meu blog... o problema é que não sei pôr links ao mesmo tempo que videos do Youtube. Mas não interessa, estás lá.
Bjs

Anónimo disse...

sim o jorge nasseh, o dono da barracuda , vou comprar tambem este livro,achei um em pdf,em espanhol, minha grande vontade é fazer uma lancha de 18 pés em fibra e compensado naval, tenho que achar umk bom desenho de casco...