quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Um barco é um barco é um barco


Pois é: acontece ao mais bem pintado.

Há muitos anos que me fascino com as coisas do mar, nomeadamente os barcos, e em especial os veleiros.

O tio Luís tinha um e muitas vezes me desafiou para dar uma voltinha: "nada de especial, só ao longo da costa". Ele estava em Faro, eu no Porto e nunca aconteceu. Agora é tarde. Enfim.

Pois os veleiros põe-me doido; fico ali a vê-los e a imaginar viagens impossíveis.

Tanto andei que resolvi: vou construir um (há loucuras maiores).

Animado (muito animado - a loucura deve ter destas coisas), comecei à procura de projectos, de informação sobre alguém que se tenha já lançado em tal empreitada e ... encontrei.

Descobri um projecto livre de direitos, e que, ao que parece, já alguém terá executado com sucesso.

Questões laterais como sejam: carta de marinheiro, solução para eventuais enjoos, que trâmites são necessários para a legalização e homologação de uma embarcação construída no quintal, quanto custará tal coisa, que tempo levará a construí-lo, como raios irei tirá-lo daqui depois de pronto, quanto custará transportar semelhante "animal" até à água mais próxima, etc, não me afligem por aí além; um sonho é um sonho e só a mera possibilidade de COMEÇAR a realizá-lo secundariza qualquer dificuldade.

Ora comecei a fazer contas à vida e fui descobrindo.

O "animal" mede 8 metros de comprimento e, apesar de ter espaço no quintal para tal coisa, havia a considerar o tempo que me levaria construí-lo. Calculei assim por alto uns dois anos e portanto dois invernos.

Parece que as construções em madeira não se dão muito bem com chuva pelo que havia que construir um abrigo, um barraco, onde pudesse lançar mãos à obra. Se um barco, mesmo meio construído, é coisa que fica bem em qualquer quintal, já um barraco ...

Dormi umas noites a pensar no assunto (... e a sonhar) e concluí que era muita chicha.

Era muita chicha por muitos motivos (aqueles todos ali em cima) mas o que mais me preocupava era a pouquíssima experiência em trabalhos em madeira.

Mas um sonho é um sonho e se não puder ser muito grande, diminui-se-lhe o tamanho. Eu tinha era que começar.

Assim foi que resolvi construir aquele projecto mas, mas, mais pequenino. Não era o que queria mas sempre podia treinar o manejo da madeira, experimentar resolver as dificuldades que me fossem surgindo e sobretudo, não deixar morrer o sonho.

Assim foi (está a ser): estou a construir aquele belo veleiro à escala 1:5 (ou seja com 1/5 do tamanho original).

Será coisa para ter 1.6 m de comprimento e cerca de 50 cm de largura máxima e o mastro atingirá a fabulosa altura de 2.5 m.

Sempre poderei pendurá-lo na sala de estar que fica muito bem.

É pois para dar conta do andamento dos trabalhos, quem sabe para contagiar alguém para loucura similar, que criei este blog.

Na eventualidade de alguém, algum dia, chegar aqui, estou aberto ao diálogo: reparos, sugestões, questões, etc, serão muito bem vindas (sou um louco que gosta de companhia).

E entretanto deliciem-se:


5 comentários:

Anónimo disse...

é um batao, eu ja tinha encontrado na net, um ptojeto de barcos em madeira, também um hobby cat, mas ainda não de um veleiro, achei o máximo, uma pergunta, quais são as medidas usadas seriam polegadas, pois está em russo , pois acho que vou meter as caras no p590 do mesmo projetista naval, há outra coisa, e para registrar na marinha tem como ?
grato
rogerioprd@pop.com.br

joão marinheiro disse...

Uma carga de trabalhos meu amigo.
Um conselho antes de gastar mais dinheiro pegue no projecto e apresente no IPTM em Lisboa, pq um barco maior que 5 metros é uma confusão para o construir em auto construçãoporque a legalização é muito complicada
Abraço e sucesso. alguma duvida pergunte que por cá não faltam carpinteiros navais...

Olavo Theodoro - São Paulo/BR disse...

Um sonho é um sonho e não valerá de nada sonha-lo sem nunca ter tentado realizá-lo. Sonho em construir um também como esse, falta-me o espaço.
Quem um dia disse "navegar é preciso, viver não é preciso..." sonhar também o é. Força meu irmão lusitano, nós cá do Brasil orgulhamo-nos de tua força.

LUH disse...

A MUITO TENHO O SONHO PARECIDO COM SEU E AGORA DEPOIS DE VER OSEU BLOGGER , TENHO CERTEZA QUE NADA É IMPOSIVEL PARA QUEM SONHA, QUERO TAMBEM CONSTRUIR O MEU VELEIRO , ESPERO LOGO SABER MAIS DO SEU PROJETO , VOU FICAR AQUI NA TORCIDA , POIS O SEU SONHO CONCRETIZADO SERÁ REFERENCIA PARA EU PODER CONSTRUIR O MEU UM GRANDE ABRAÇO E TODA SORTE DO MUNDO DESDE DO BRASIL
MARA

Lais disse...

Oi, que legal sua iniciativa!

tenho esses sonhos loucos também e, se algum dia tiver dinheiro suficiente, com certeza tentarei fazer o meu próprio barquinho.

aliás, quanto custou seu projeto?
imagino que a madeira não seja nada barata...

abraços!

Laiss.dias@hotmail.com

Piraju - Sp. Brasil